Influências

JANE AUSTEN

Já li faz tempo, para mais de 22, 23 anos, e a proeza de ser uma ícone feminina no universo literário, em seu tempo, nos alcançando, é fantástico. Embora haja a pronta avaliação analítica da liberdade feminina que urgia então, a verdade é que NELA, E NAS PROTAGONISTAS estão nossos eternos medos femininos. Após os anos de 2001/2002, até final de Abril, início de maio deste ano de 2019, faziam parte da coletânea a ser evitada; embora, de posse do controle remoto, uma ou outra cena, me sobressaltasse, A CONTRAGOSTO aos olhos.

Aaaaahhhh Sr. Darcy… –

 

Intrépida Emma…

 

Razão e Sensibilidade – “Um inegável apelo por desejo, amor, segurança e possibilidade de equivocar, nem por isso deixando de se encontrar a felicidade.”

 

A Abadia de Northanger – Edição Bilíngue  “O primeiro livro concluído para publicação(1798), antes de razão e Sensibilidade ou Razão e Preconceito, embora publicado postumamente. Absolutamente Vitoriano, onde nos deparamos com uma personagem “leitora”, encantada para vivenciar numa trama ilusória e sombria, provavelmente tanto quanto nós ao tentarmos adentrar o seu universo.”


Segmento: Literatura
Data: 23 junho, 2019